Correio Popular Notícia





OPERAÇÃO VÓRTICE
Prefeito de Porto Velho é afastado

Data da notícia: 07/12/2012
Foto:

(Da Redação) O prefeito de Porto Velho, Roberto Eduardo Sobrinho (PT), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (6) pelo Ministério Público (MP) de Rondônia. Segundo nota oficial enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura, foi confirmado o afastamento de Roberto Sobrinho ontem (06), em cumprimento à Medida Cautelar do Tribunal de Justiça de Rondônia, assumindo a administração da prefeitura de Porto Velho, interinamente, o vice-prefeito Emerson Castro.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121207-131.jpg[/IMG]Segundo informações do MP, Sobrinho está sendo investigado pela Operação Vórtice, da Polícia Federal (PF), que apura desvio de recursos por meio de fraudes em licitações milionárias. A operação, batizada de Vórtice, envolve 18 mandados de prisão, 31 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de afastamento de cargo público. Os investigados poderão responder pelos crimes de formação de quadrilha, fraudes licitatórias, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
De acordo com o MP, as investigações começaram em 2011, gerando a instauração de inquérito policial no início de 2012, e foram desenvolvidas em cooperação pelo MP, Polícia Federal e Tribunal de Contas do Estado. Foi constatado que agentes públicos municipais, empresários e ?laranjas?, vinham fraudando contratos de prestação de serviços firmados entre 2005 e 2012 com a Prefeitura de Porto Velho. Roberto Sobrinho foi eleito em 2004 e reeleito em 2008.

ASSUME O VICE ? Ainda nesta quinta-feira (06), o vice-prefeito de Porto Velho, Emerson Castro (PMDB), assumiu interinamente, a pedido da Justiça, a Prefeitura de Porto Velho. Estava previsto para Castro se reunir ainda ontem com os gestores das secretarias de Administração, Fazenda, Planejamento e Procuradoria Geral do Município para tomar conhecimento sobre a real situação financeira da Prefeitura de Porto Velho. De acordo com informações do site G1, Emerson Castro afirmou que vai dar celeridade aos trabalhos de emissão de documentos e informações para à Justiça e também à equipe de transição do prefeito eleito Mauro Nazif. Com informações da Assessoria da Prefeitura de Porto Velho, Ministério Público e Portal de Notícias G1.


[CENTRO][B]Operação Endemia: esquema de corrupção mudou até o traçado da EFMM[/B][/CENTRO]
(Da Redação) ?Este trabalho é resultado de um esforço interinstitucional sem precedentes na história deste Estado?, afirmou o procurador da República Reginaldo Trindade, referindo-se às Operações Endemia e Vórtice, realizadas ontem (06), em Porto Velho e que tinham como objetivo desarticular desvio de verbas na prefeitura.
Durante coletiva à imprensa, o procurador, em vigorosa manifestação, ressaltou que a Operação Endemia, idealizada pelo MPF/RO, conseguiu ?desbaratar os desmandos na Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais ? a Sempre?, que envolvia ?gravíssimas infrações relativas à obra dos igarapés, prevista para custar, até agora, mais de quatorze milhões de reais, dinheiro federal?.
Para exemplificar, Trindade citou que em um dos projetos, até o traçado da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) foi alterado. ?A História não merecia tamanho acinte!?, lamentou o procurador. Ontem, o MPF/RO já havia obtido a exoneração dos três gestores da Sempre e principais envolvidos nas irregularidades da pasta. "A situação investigada e demonstrada pelo MPF/RO em suas investigações apontou quadro tão grave na Sempre que praticamente obrigou o prefeito Roberto Sobrinho a atender a recomendação que sugeria a saída de seus assessores diretos", pontuou o representante do MPF/RO.
Em discurso emocionado, o procurador da República, responsável pelo combate à corrupção na Capital, realçou a importância da atuação em parceria e da honestidade das pessoas e chamou o dia de ontem de Dia D de Combate à Corrupção na Prefeitura de Porto Velho. Com informações da Assessoria do MPF.


Fonte:






Noticia vista 15526 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.